sábado, 12 de maio de 2012

Sindsesp participa da audiência pública para debater a seca



A audiência pública aconteceu ontem, dia 11, na cidade de Ipirá, e reuniu governantes, sociedades civis e representantes dos bancos para debater os efeitos da seca na Bahia, em especial no Território da Bacia do Jacuípe e seu entorno. O Sindsesp e outras organizações estiveram presentes no evento para defender medidas emergenciais para o municipio de Serra Preta, entre elas a Associação do Contorno do Bravo, Associação do Bom Jesus, a Sociedade Beneficiente Lagoa da Caiçara e representantes do Grupo Militância Vermelha. Além destas, a Associação Comunitária Santo Antonio do Bravo,  Associação El-Shaday, Associação Comunitária de Serra Preta e  Associação Esperança, são membros efetivos do Colegiado Territorial da Bacia do Jacuipe. O grupo ficou otimista com as informações e esclarecimentos sobre as principais medidas que o Governo da Bahia irá adotar para ajudar a população mais afetada com a estiagem.

Umas das ações importantes anunciadas pelo Banco do Nordeste, foi a Lei 12.599 que oferece desconto de até 85% da dívida produtor que tomou emprestimo no Banco. E para quem precisam acessar a linha de crédito do Pronaf B, será disponibilizado R$ 2.500,00, com juros de 1% ao ano, dez anos para pagar, 3 anos de carência e rebate de 40 % para aqueles que pagarem as parcelas em dias.

Outras medidas serão tomadas para combater a seca, entre elas a distribuição de cestas básicas, contrução de barragens, aguadas, sisternas e perfuração de poços artesianos salinizados para consumo animal. Aquelas localidade que possuirem poços desativados podem solicitar a munutenção de ativação dos mesmos.

O Sindsesp e o Grupo Militãncia vermelha tiveram a oportunidade de conversar com Jerônimo Rodrigues,  Secretário de Desenvolvimento Territorial do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário)  e a Assessoria do Deputado Federal Afonso Florence e apresentar as demandas de projetos para o municipio de Serra Preta.





Nenhum comentário: