terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Serra Preta: Excluídos da Comunicação

No dia 1ª de Agosto deste ano populares e movimentos sociais pararam a BA 052, conhecida como estrada do feijão, nas proximidades do Distrito de Bravo, Serra Preta, para pedir as autoridades providencias para que o sinal de celular tenha cobertura ampla no município. Moradores reclamam que em todos os municípios que fazem fronteira com Serra Preta possuem praticamente 100% de cobertura de sinal de celular e Serra Preta ainda não. O Município de Serra Preta tem 4 torres de celulares e apenas uma dá cobertura a sede do município que tem cerca de 500 moradores, enquanto o município tem uma população de quase 16 mil. Os distritos de Bravo e Ponto que somam mais de 8 mil habitantes que não tem acesso a telefonia móvel.

A manifestação pelo sinal de celular, foi apenas o inicio de uma agenda construída por populares e lideranças dos movimentos sociais para garantir o direito livre a comunicação. Integrantes do movimento Militância Vermelha desabafam - " Este foi o Grito dos Excluídos da comunicação em nosso município". Seguindo esta agenda, lideranças realizaram o próximo ato no dia 20 de Agosto, onde cumpriram a meta de entregar uma carta ao Governador Wagner, durante a inauguração da BA 414 que liga Pintadas a Ipirá, pedindo providencias para resolver o problema da falta de comunicação em Serra Preta. Naquele momento, conseguiram também sensibilizar a Deputada Neusa, que abraçou a causa e se comprometeu em cobrar e acompanhar o processo junto ao Governo do Estado da Bahia. Neusa, também solicitou em plenário o sinal de celular para Serra Preta e outras cidades vizinhas, que desencadeou em uma audiência com o vice-governador Otto Alencar para tratar do assunto.

Segundo Alex Matos, em entrevista ao Blog marioangelobarreto.blogspot.com, moradores do Contorno de Bravo comentaram que esta semana (dia 07/12) alguns técnicos chegaram com equipamentos da operadora OI com o objetivo de liberar o sinal para a região de Bravo. Não podemos garantir a informação, mas torcemos que tenha procedência. Caso seja verdade, breve, vários políticos colocaram faixas nas ruas do Bravo dizendo ser o autor do pedido. Porém, não podemos esquecer que a manifestação popular foi o fato que mais pressionou as autoridades para o problema. Mario Ângelo informa que Promessas, solicitações e encontros de parlamentares com o governo foram feitos, mas até agora...

No dia 17 de dezembro, aconteceu em Bravo -Serra Preta o IV Encontro dos Comunicadores da Bacia do Jacuípe, organizado pelo GT de Comunicação do território. Uma das deliberações importantes do encontro foi o apoio do GT de comunicação do Território para que a população de Serra Preta tenha acesso a telefonia móvel. Uma das integrantes do GT, defendeu a causa e relatou que já foi vitima da falta de sinal. Recentemente ao trafegar na BA 052, seu carro quebrou próximo ao contorno do Bravo e ela ficou impossibilitada de se comunicar com alguém da sua cidade para pedir socorro.

Estas ações, chamou a atenção do o cineasta Ricardo Sena que filmou e editou as imagens do protesto no Contorno do Bravo, dando origem a um vídeo enriquecido com a trilha sonora do artista local Deni Santana, confira no youtube: manifestação pelo sinal de celular

Nenhum comentário: