sábado, 5 de novembro de 2011

SERRA PRETA é contemplada pelo programa Academia da Saúde do MS

Municípios baianos são contemplados pelo programa Academia da Saúde

Com o objetivo de estimular a criação de espaços adequados para prática de atividade física e de lazer, o Ministério da Saúde está implantando em todo o País o programa Academia da Saúde. Na Bahia, 164 municípios estão contemplados com a primeira fase o projeto, que faz parte das estratégias do governo federal para a promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, além de potencializar elementos da cultura local para produção de escolhas saudáveis pela população beneficiada com as ações.
Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), o programa prevê a implantação de polos com espaços e equipamentos para realização de atividades físicas e de lazer com a orientação de profissionais qualificados. "O programa está focado justamente na prevenção de doenças que são causadas pelo sedentarismo e falta de práticas de exercícios físicos. Com isso contribui para uma melhor saúde da população, preservando a vida e estimulando hábitos saudáveis. Muito melhor do que tratar a doença através da rede hospitalar é prevenir sua existência, através do esporte, do lazer e da orientação nutricional", destacou Pinheiro, que está fornecendo apoio às prefeituras para dar celeridade à implantação dos polos.
De acordo com o diretor do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Dr. Heider Pinto, as atividades desenvolvidas podem ser práticas corporais, como ginástica, capoeira, dança, jogos esportivos, yoga e tai chi chuan, ou práticas artísticas, como teatro, música, pintura e artesanato. Outra iniciativa é a construção de área de convivência, um espaço com instalações para atividades relacionadas aos jogos de salão (dominó, baralho, dama, xadrez, etc.). Também podem ser desenvolvidas atividades de segurança alimentar e nutricional, educação alimentar e orientação para a prática de atividade física.
O Academia da Saúde é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde e os estados, municípios e Poder Legislativo. O desenvolvimento das ações contará com a participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), especialmente nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Cada NASF pode ter até três polos do programa vinculados ao núcleo.
Confira aqui a lista com os municípios contemplados na Bahia e a quantidade de polos previstos para cada um.

Fonte:www.walterpinheiro.com.br

''O QUE ME INCOMODA NÃO É O GRITO DOS MAUS, E SIM, O SILÊNCIO DOS BONS'' (Martin Luther King)
"O verdadeiro revolucionário é movido por grandes sentimentos de amor." (Che)

 

Nenhum comentário: