sábado, 25 de fevereiro de 2012

SINDSESP Preocupa gestão municipal em Serra Preta.


Ao longo dos 11 anos de luta, o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Serra Preta, conquistou a confiança dos servidores e consolidou uma parceria forte nos últimos 3 anos. Independência e transparência foi fundamental para que os servidores aprovasse o modelo de gestão que estava vigente e elegesse a Chapa 2 para dar continuidade as ações implementadas. A Coordenação Eleita, indicou inicialmente o coordenador Jurandy Lima, para a Coordenação Geral, que deverá implementar as ações planejadas pelos demais coordenadores setoriais. A coordenação Atual está mais fortalecida, pois os servidores eleitos são atuantes e sempre tiveram presentes nas ações do SINDSESP.

Rumores de criação de outro sindicato, vem aparecendo nas mídias sociais e alimentando uma discussão importante e oportuna para o funcionalismo municipal. Certamente o Servidor já fez a sua avaliação sobre a atuação da Gestão do SINDSESP nas eleições que aconteceram em Dezembro de 2011, onde deu a Vitória a Chapa 2. A Chapa 1, derrotada, foi encabeçada uma das pessoas que atualmente é membro da comissão provisória do outro suposto sindicato.

Segundo o Sr. Helio Alves, ex - coordenador Geral da gestão (2009 a 2012), Quando disputou as eleições do Sindicato em 2009, havia boatos de uma articulação para que uma das Lideres da Chapa 1, que anteriormente, tinha sido candidata a Vereadora da base do prefeito, assumisse o Sindicato. Foi anunciada a sua pré-candidatura, mas depois que foram descobertas algumas irregularidades durante o processo de convocação e realização das eleições do sindicato em 2008, não registrou chapa para concorrer ao pleito.  Os outros pre-candidatos foram impossibilitados de concorrer, porque assumiram cargos de confiança e o estatuto do sindicato não permitia a candidatura por no mínimo 4 anos.

No período de 2009 a 2011, a professora, representante da Chapa 1, que disputou as eleições do SINDSESP, participou ativamente da Gestão do atual Prefeito, assumindo inclusive o cargo de coordenadora de Ensino. Em 2010, houve o congresso do SINDSESP e foi alterado o Estatuto, que permitia a candidatura daqueles que assumiram cargos de confiança, desde que tenha sido afastado ou exonerado nos últimos 6 meses, anterior ao Pleito. Em 2011, a Professora foi afastada do cargo por motivos particulares e pode concorrer as eleições pela Chapa 1, que foi derrotada pela Chapa 2.

Em meio as lutas do SINDSESP, destaca-se a questão do enquadramento dos professores de nível médio, que desde 2010 vem sendo cobrado pelo Sindicato. Houve três audiências de conciliação com o Promotor público e não houve acordo porque a Secretária de Educação afirmava que não havia vaga para enquadramento. Quando a coordenação do SINDSESP conseguiu provar para o Promotor que existiam as vagas, através da relação de professores contratados, disponível  no site do TCM, a prefeitura resolveu publicar um  edital de enquadramento com vagas só para nível superior. Negando assim, a revindicação dos professores, que pedia vagas, também, para nível médio. Isto gerou uma ação Judicial que foi julgado, e resultou no cancelamento do enquadramento irregular.

Os mais de 15 Professores de Nível Superior, enquadrados pela prefeitura, e desenquadrado por decisão judicial, não aceitaram o fato. O Estatuto do magistério apresentava claramente os critérios de enquadramento, e pela Lei existia mais de 60 professores a frente para ser enquadrado. 

"Eles tinham conseguido furar a fila, prejudicando os demais colegas, mas a justiça concertou tudo. Agora se apresentam como salvadores das causas perdidas e defensores dos professores. Um outro Sindicato para Quê? Pra ver se eles conseguem furar a fila novamente e trair os mais de 60 colegas, professores, que estão a anos na fila de espera?" A minha proposta, para a próxima reunião da coordenação do SINDSESP, é fazer uma nota esclarecendo para a categoria quem foi que realmente traiu os professores. Caso seja aprovado, vamos publicar e esclarecer também em Assembléia Geral." Declara o coordenador Helio Alves.

Há relatos de que o suposto "outro sindicato", é motivado por lideranças politicas. O prefeito municipal atual, conseguiu apascentar quase todas as frentes de oposição existente no município e o SINDSESP, preocupa o gestor, neste ano eleitoral, pois se manteve independente, forte e incorruptível.

A Redação.

Membros do SINDSESP alertam os servidores para não abandonar a luta
Articuladores da APLB utilizam a Jornada para conquistar adeptos

O Sindicato dos Servidores Públicos de Serra Preta, em nota, informa que há uma investida por parte de seguidores da Prefeitura com o objetivo de enfraquecer a entidade. Segundo a Direção do Sindicato, membros ligados ao prefeito não conseguiram derrotar a chapa, que conquistou direitos históricos para os servidores, no último pleito sindical e passou a apelar, com total apoio da Prefeitura, tentando desfiliar professores do SINDSESP. Fonte: Blog de marioangelobarreto




Nenhum comentário: